quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Viagem a Linha 10 Turqueza da CPTM

Ontem dia 04/01 fui fazer uma visita a Linha 10 Turqueza da CPTM e aproveite pra fala um poco dela e mostrar algumas fotografias atuais.


A linha foi construída pela extinta São Paulo Railway, posteriormente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, tendo sido inaugurada em 16 de fevereirode 1867. No início do Século XX, graças à construção de várias estações intermediárias entre as originais da SPR, iniciou-se a circulação de trens de subúrbio, inicialmente até Mauá. Na década de 1940, a linha seria eletrificada, mas continuou a prestar serviços com carros de madeira puxados por locomotivas até 1957, quando a Santos-Jundiaí adquiriu os primeiros TUEs Budd da antiga série 101 (atual série 1100 da CPTM).
Em 1975, a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal – RFFSA, que desde 1957 tinha a Santos-Jundiaí como uma de suas subsidiárias. Em 1984, passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da Rede, serviço este que seria estadualizado em 1994, passando para as mãos da recém-fundada CPTM.
A linha contava com uma extensão operacional Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, passando pela estação Campo Grande. Antes de ser desativada, contava com 4 horários (2 de Rio Grande da Serra para Paranapiacaba e 2 de Paranapiacaba para Rio Grande da Serra) com trens muito antigos e depredados com raras vezes de um trem da linha 10 fazendo o trajeto Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, passando pela estação Campo Grande. Chegando ao fim em 2001 por falta de passageiros.( fonte tirada do site wikipedia )

A linha possui atualmente 13 estações as quais tive o prazer de fotografar na tarde do dia 04/01 e ai vão algumas fotos:
OBS. todas as fotos foram tiradas de um cel. para ser mais discreto.

Estação Brás, Intregrada as linhas: 11 Coral, 12 Safira e a Linha 3 Vermelha do Metro.

Estação Moóca.

Estação Ipiranga.

Estação Tamanduateí, Itegrada a Linha 2 Verde do Metrô.

Estação São Caetano.

Estação Utinga.


Estação Prefeito Saladino.

Estação Prefeito Celso Daniel -  Santo André.

Estação Capuava.

Estação Maua.

Estação Guapitúba.

Estação Ribeirão Pires.

Em homenagem á um amigo tirei umas fotos da linda paisagem entre Ribeirão Pires e |Rio Grande da serra.

Mais uma pra vc Diego Tozzato.

                                     
E mais uma.

Caf 2100 Revisado na estação de |Rio Grande da Serra.

Estação Terminal Rio Grande da Serra.

Outra do Rio Grande da Serra.

Caf 2100 sem revisão voltando sentido Brás Vazio, só eu no vagão.

Para comprovar que só tinha eu mesmo.

Agradeço a escolha de eu ir visitar essa maravilhosa linha que até então odiava por ser calma demais e hoje acho uma das melhores e mais bonitas da CPTM, espero que gostem e dedico essa viagem ao grande incentivador desse trajeto, um grande amigo e chara Diego Tozzato dono do blog OpenBve em Foco.

Obrigado e Comentem!!!






3 comentários:

  1. Caríssimo Diego, muito obrigado pelas boas palavras por min! E muito boas fotos, você tem futuro nessa área. Mas o que eu gostei mesmo, foi aquela lindíssima paisagem entre o terminal Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Meus parabéns e muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Valew mano vc aBRIU MEUS OLAHOS SOBNRE O QUE REALMENTE EU QUERIA FAZER NA VIDA.

    Agora só falta a esposa promeitida de Deus, kkkkkkk!!!!!1111

    ResponderExcluir
  3. Mano logo mais tem outra viagem pela linha 7 Rubi, e com fotografias melhores, pois afinal de contas o percurso ~e ainda melhor e mais bonito!!!!!!

    ResponderExcluir